Banda Jazzmin's com seus instrumentos em um palco

Big band feminina Jazzmin´s une gerações de instrumentistas em novo conceito instrumental

Jazzmin´s, uma big band formada por 17 instrumentistas de várias gerações e tendências musicais, surge no mercado musical como pioneira em seu formato, apresentando um novo conceito para a música instrumental.

Sua sonoridade é o diferencial em decorrência de sua formação constituída de vibrafone, clarinete, clarone, trompa e flautas, além, claro, dos instrumentos tradicionais de uma big band – todos trabalhando em uníssono para atender composições originais e arranjos produzidos especialmente para essa formação. Nomes como Rodrigo Morte, Tiago Costa, Newton Carneiro, Luca Raele, Yuri PradoGê Cortes contribuem para este projeto. O resultado surpreende na primeira audição.

A Jazzmin´s, formada por formada pelas instrumentistas Marta Ozzetti (flautas), Lais Francischinelli, (clarinete), Fabrícia Medeiros (clarinete e clarone), Paula Valente, Bia Pacheco, Mayara Almeida e Tais Cavalcanti (saxofones), Kelly Vasconcelos (trompa), Grazi Pizani e Estefane Santos (trompetes), Cindy Borgani e Sheila Batista (trombones), Carol Oliveira (vibrafone), Lis de Carvalho (piano), Renata Montanari (guitarra), Gê Cortes (baixo) e Priscila Brigante (bateria), foi idealizada pela saxofonista Paula Valente e pela pianista Lis de Carvalho. A inspiração veio do trabalho de ambas como professoras da EMESP e de suas percepções do mercado musical atual que necessita da abertura de oportunidades e espaços para a expressão feminina dentro da música instrumental.

O ponto inicial deste projeto inovador aconteceu em 2017 na 7º edição do Festival Jazz na Fábrica que aconteceu no SESC Pompéia em São Paulo. Desde então, surgiram novas oportunidades para a Jazzmin´s, em apresentações realizadas em importantes espaços como o Museu da Casa Brasileira, Tupi or Not Tupi, Jazz Nos Fundos, JazzB, além do 21º Festival de Música de Itajaí e do SESC Instrumental, onde as instrumentistas gravaram uma apresentação ao vivo e no programa Passagem de Som, ambos disponíveis no YouTube e no canal oficial do SESC. Em março deste ano, a Jazzmin´s abriu a série Tucca Concertos Internacionais com a clarinetista israelense Anat Cohen.

A produção é de Amália De Vicenzo com Mari de Vicenzo na assistência de produção.

Agora, a Jazzmin´s se apresentam no dia 30 de maio às 19h no II Festival de Big Bands Souza Lima (Maria Figueiredo, 560 – São Paulo, SP) e no dia 1º de junho às 20h no SESI São José dos Campos (Cidade Jardim, 4389).

Confira a performance da Jazzmin´s para a música Canção Amiga de Milton Nascimento:

Por Marcelo de Assis, publicado originalmente no The Music Brazil Journal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *